OS NUTRIENTES
O Homem necessita de energia para executar as suas atividades diárias; essa energia vai ser retirada aos alimentos que o mesmo ingere. Os alimentos são constituídos por substâncias que satizfazem as necessidades do organismo:
-
Manter a temperatura do corpo (+/- a 36,5ºC)
-
Repor os líquidos perdidos através da respiração, transpiração e urina.
-
Assegurar o bom funcionamento dos músculos, nomeadamente os do coração.
A essas substâncias dá-se o nome de nutrientes.
Os Prótidos
Os prótidos são constituidos por quatro elementos químicos fundamentais: Carbono, Oxigénio, Hidrogénio e Azoto, também chamados de mistura COHN. A molécula mais simples dos prótidos denomina-se aminoácido (aa).
-
Dois aa: Dipeptídeo
-
De 3 a 99 aa: Polipeptídeo
-
Cem ou mais aa: Proteína
Os aminoácidos existentes são cerca de 20, oito dos quais o Homem não consegue produzir. A estes oito aminoácidos chama-se aminoácidos essenciais.
-
Proteínas Incompletas: Não contém todos os aminoácidos essenciais.
-
Proteínas Completas:
-
Desequilibradas: Contém os oito aminoácidos essenciais em quantidades não proporcionais.
-
Equilibradas: Contém os oito aminoácidos essenciais em quantidade proporcionais
-
Existem doenças causadas pelo excesso e carência de proteínas. O Kwashiorkor é uma doença causada pela deficiência de proteínas que impossibilita o crescimento físico e mental. Com o excesso de proteínas, temos doenças como o reumatismo e os acidentes cardio-vasculares.

Os Hidratos de Carbono
Os hidratos de carbono (ou glícidos) são constituidos por três elementos químicos fundamentais: Carbono, Oxigénio e Hidrogénio. A molécula mais simples dos glícidos denomina-se monossacarídeo (por exemplo, a frutose).
-
Dois monossacarídeos: Dissacarídeo (por exemplo, a lactose)
-
Mais de três monossacarídeos: Polissacarídeo (por exemplo, o amido)
As fibras vegetais são glícidos que não são digeridos pelo organismo; provocam um aumento no volume das fezes, regulando o trânsito intestinal. Considera-se que estes glícidos têm uma função reguladora e previnem doenças como o cancro.
Os glícidos fornecem cerca de 60% da energia que o organismo necessita diariamente; existem, portanto, doenças causadas por carência (como a hipoglicemia) e excesso de glícidos (como as cáries dentárias, obesidade e diabetes).
As Vitaminas
As vitaminas são constituidas por três elementos químicos fundamentais: Carbono, Oxigénio e Hidrogénio. Classificam-se por letras, cada letra correspondendo a uma função diferente (A, B, C, D, E e K).
Existem vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis) e vitaminas solúveis em lípidos (lipossolúveis), tal como vitaminas estáveis à variação de temperatura (termoestáveis) e vitaminas a esta sensíveis (termolábeis).
Vitamina A: Proteção contra infecções (pele, cabelo e unhas); proteção dos olhos e órgãos respiratórios; desenvolvimento dos ossos e dos dentes.
Complexo Vitamínico B: Contém muitos elementos distintos, todos agindo em conjunto e controlando a utilização de proteínas, glúcidos e lípidos. Essencial para o funcionamento sadio do sistema nervoso e a manutenção da vitalidade. Solúveis em água, as vitaminas do grupo B podem ser parcialmente destruídas pelo cozimento, armazenagem e métodos modernos de processamento alimentar.
Vitamina C
Esta vitamina aumenta a resistência contra infecções, ajuda na cicatrização de feridas e na recuperação de doenças, além de ser necessária na absorção de outras vitaminas e sais minerais. Deve ser consumida diariamente, uma vez que o organismo não é capaz de armazená-la. Além de ser solúvel em água, essa vitamina é facilmente destruída pela exposição ao ar, à luz e ao calor.
Vitamina D
Auxilia na absorção de sais minerais, sobretudo o cálcio. Necessária para o fortalecimento dos ossos e dos dentes, principalmente na infância.
Vitamina E (a vitamina é composta por oito compostos encontrados na natureza. Quatro deles são chamados tocoferóis e quatro são tocotrienóis, sendo identificados pelos prefixos a-, b-, g- e d. O alfa-tocoferol é o mais comum).
Necessária para o crescimento e desenvolvimento normais, bem como para auxiliar o organismo no aproveitamento da vitamina A. A falta desta vitamina origina problemas no aparelho respiratório. Ainda não se conhecem bem os motivos, mas consta que a vitamina E também é benéfica para os tecidos musculares e para o sistema nervoso, sendo conhecida como a vitamina da juventude. Segundo os médicos, a falta desta vitamina é denunciada por manchas na pele.
Vitamina K
Essencial para a coagulação normal do sangue.




